os profissionais

ricardo yamsaki

história

O ideal da advocacia, para Ricardo, vem da infância, com interesses nas representações de alunos e nos discursos estudantis. Ingressou na Faculdade de Direito, em 1997, atuando em políticas estudantis, tendo conjuntamente estagiado nas principais carreiras jurídicas.

Em 1998, iniciou sua trajetória, como voluntário, do Cartório do Juizado Especial Cível do Fórum do Ipiranga, onde orientava o público e redigia pedidos iniciais dos cidadãos. No mesmo ano foi incumbido de orientar os novos estagiários e a coordenar os demais.

A elaboração de elogiosas iniciais culminaram com o convite da então Juíza de Direito, Ana Luisa Liarte para que prestasse o relevante serviço público de Conciliador do Juizado Especial Cível do Ipiranga, honrosa função, que desempenhou sendo o único estudante entre os demais Conciliadores, todos advogados.

Logo veio o convite, da mesma Magistrada, para que fizesse os relatórios de suas sentenças e alguns meses depois o rascunho de suas decisões.

No final de 1998 assume o Juizado Especial Cível, o Juiz de Direito, José Thales Sena Rebouças, que o mantém, como o único estudante, nas conciliações e também no Cartório. Nesta época já conduzia as audiências e ditava os termos de acordo das sessões de conciliação.

Em 1999, buscando novos ares e novas experiências, ingressa no Ministério Público, na Promotoria de Justiça dos Registros Públicos, com a Doutora Lilian Cristina Marques da Costa Pazzini. Com ela aprende, muito e passa a desenvolver as primeiras grandes pesquisas e manifestações. Nesta Promotoria, acompanha ações de mudança de registro civil e ações de usucapião.

No mesmo ano, com a mudança da Doutora Lilian, passa a estagiar na Promotoria de Justiça Cível. Por conta da maior amplitude dos assuntos, as horas de estágio passam a ser poucas e as horas pós expediente passam a ser freqüentes, assim como, o trabalho durante as férias estudantis. Foram diversos os casos, a grande maioria emblemáticos, como a queda do avião da TAM e a explosão do Shopping de Osasco.

Nas férias e licenças da Doutora Lilian, por convite ou por vontade própria passa a estagiar com outros Promotores de Justiça, como o Doutor André Carlos Marcassa e com a filha do Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Sidnei Sanches, Doutora Luciana Sanches Endo.

Nos períodos de folga, passa a estagiar na Promotoria de Falências, com a Promotora Rosana Calnin Pires Bruno e a auxiliar a Doutora Lilian nos processos criminais que eram a ela, remetidos, em época de mutirão.

Em 2000, ainda estagiando no Ministério Público, passa a freqüentar, durante os finais de semana, a Delegacia de Polícia do Jardim Miriam, para conhecer a sua dinâmica e o seu funcionamento.

No final de 2001, recebe o convite do renomado advogado criminalista, Mário de Oliveira Filho, para em seu escritório estagiar. No primeiro dia recebe a missão de auxiliar uma equipe num caso grande, de um cliente importante. A boa atuação lhe rende, ainda estagiário, a missão de cuidar das áreas de atendimento a médicos e a área cível.

Em 2002, em seu primeiro exame, obtém a Carteira da Ordem e assume o departamento de ações contra médicos e também a área cível, com enfoque em responsabilidade civil. Além disso, passa a viajar pelo Brasil, por conta da CPI dos Combustíveis.

No primeiro ano com a carteira profissional, passa a fazer audiências, atendimento a clientes grandes e sustentações orais, inclusive em Brasília.

Neste grandioso escritório sob a orientação do mestre Mário de Oliveira Filho passa a também receber conselhos, dicas e orientações de outros grandes profissionais, como: os criminalistas Mauro Otávio Nacif (eleito o melhor advogado criminalista do ano de 1983), Mário Sérgio de Oliveira, Celso Sanches Vilardi e Mário de Oliveira; do civilista, Ricardo Gregório Algarve; do Tributarista, Joel de Freitas; e do advogado trabalhista, antigo juiz do TRT, Hamilton Proto.

Neste período passou a atuar no órgão de classe atuando em um grupo de trabalho chefiado pela Secretária Adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil, Doutora Eunice Aparecida de Jesus Prudente. A este grupo cabia promover ações em defesa de advogados que de alguma forma haviam sido injustiçados, perante o Tribunal de Ética. No Tribunal de Ética passou a auxiliar com pesquisas os relatores do TED II (Tribunal de Ética e Disciplina).

Por conta das atuações junto a Ordem, o primeiro convite para uma palestra surge no momento em que o Novo Código Civil se apresentava. Num auditório para mil pessoas, com capacidade máxima preenchida inicia a vida de palestrante, ao lado de profissionais como o Doutor Carlos Dabbus Maluf, a Doutora Silmara Juny Chinellato, o Doutor Antonio Carlos Morato, entre outros, para falar sobre aspectos práticos da advocacia.

No fim de 2003 se forma administrador de Escritórios de Advocacia, pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil.

No ano de 2004, já a frente de seu escritório, recebe o convite de escrever uma apostila, organizar e ministrar aulas no Curso de Direito da Criança e do Adolescente, na Escola Superior de Advocacia, da OAB, juntamente com os advogados Denise Auad e Luiz Guilherme Mendes de Paiva, tendo como convidados, o juiz Fermino Magnani (hoje Desembargador), o Promotor de Justiça, Francismar Lamenza e o advogado e professor Frederico Dolabella. O curso se repete no segundo semestre de 2004 e no ano de 2005, agora, sem o Doutor Luiz Guilherme Mendes de Paiva.

Em 2005, participa da lista tríplice para concorrer à Diretoria Executiva da Fundação PROCON de São Paulo, com a escolhida Doutora Eunice Prudente e o Doutor Paulo Arthur Góes.

No início de 2006, recebe o convite para assessorar a Diretoria Executiva da Fundação PROCON de São Paulo e passa a realizar pesquisas, manifestações e a representar a Fundação em reuniões e eventos.

No meio do mesmo ano vem o convite para assessorar o gabinete da empossada Secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, do Governo Claudio Lembo, Doutora Eunice Prudente. Passa a desenvolver atividades de direitos humanos, em específico com crianças e adolescentes.

Em 2007, com a troca de Governo, o novo Secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, do Governo José Serra, Luiz Antonio Guimarães Marrey, o mantém em sua equipe.

Em 2008, com a saída do Doutor Marco Aurélio Chagas Martorelli, chefe da assessoria, recebe o convite do Secretário Marrey, para assumir o seu lugar tornando-se Dirigente da Assessoria de Defesa da Cidadania.

 

cargos e funções

  • Advogado regularmente inscrito na Egrégia Ordem dos Advogados do Brasil sob o número 196.917, desde 2002.
  • Sócio do Escritório Augusto Yamasaki Advogados, desde novembro de 2003, com responsabilidades jurídicas e administrativas.
  • Secretário geral da OAB Ipiranga eleito para o mandato (2013/2015)
  • Dirigente da Assessoria de Defesa da Cidadania, da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, desde abril de 2008, com o Secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey (Por duas vezes Procurador Geral de Justiça), o Secretário Adjunto, Doutor Izaias José de Santana (Mestre em Direito Público pela PUC) e o Chefe de Gabinete, Doutor Eduardo Mikalauskas, ambos, Procuradores do Município de São Paulo.
  • Em sua equipe, Guilherme Assis de Almeida (Advogado e Professor Doutor da Faculdade de Direito da USP e da Faap), Cíntia Regina Beo (Advogada e Professora Doutora na Uniban, com formação e doutorado pela USP), Mário Luiz Cortez (Coordenador da Cone, da Prefeitura de São Paulo, em 2005), Roberto Almeida de Oliveira (Conselheiro Estadual da Comunidade Negra) e Adriana Luzia Pereira (geógrafa formada pela UNESP).
  • Assessor Legislativo da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, desde junho de 2006. Atividades principais: Elaboração de pareceres e manifestações jurídicas ao Governador do Estado, em projetos de lei encaminhados pela Assembléia Legislativa.
  • Assessor Técnico de Gabinete da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, de junho de 2006 a abril de 2008, com os Secretários de Estado, Dra. Eunice Aparecida de Jesus Prudente (Advogada, Diretora da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil e Professora de Direito da USP) e Doutor Luiz Antonio Guimarães Marrey. Atividades principais: Assessoria do Secretário. Representação em eventos e reuniões. Elaboração de pareceres e manifestações jurídicas.
  • Assistente Técnico da Diretoria Executiva da Fundação PROCON de São Paulo, de março de 2006 a junho de 2006 – com a então Diretora Executiva Doutora Eunice Aparecida de Jesus Prudente. Atividades principais: Representação em eventos e reuniões. Elaboração de pareceres e manifestações jurídicas na área do Direito do Consumidor.
  • Consultor Jurídico do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente “Luiz Gonzaga Junior” – CEDECA Santana, conveniado à Prefeitura do Município de São Paulo, de agosto de 2005 a dezembro de 2007. Atividades principais: Coordenação do departamento jurídico e atuação efetiva nos casos de infância e juventude.
  • Advogado Associado do Escritório Mário de Oliveira Filho e Oliveira Advogados Associados – de março de 2002 a novembro de 2003 – com o Doutor Mário de Oliveira Filho, Mário de Oliveira, Mário Sérgio de Oliveira, Mário de Oliveira Filho, Mauro Otávio Nacif e Ricardo Algarve Gregório.
  • Conciliador do Juizado Especial Cível do Foro Regional do Ipiranga da Comarca da Capital (1998/2000).

academia

  • Professor da Escola Superior de Advocacia, desde 2004.
  • Professor do curso de especialização em direitos da criança e do adolescente da Escola Superior de Advocacia, da OAB, desde 2012.
  • Professor dos cursos de formação da Guarda Civil Metropolitana da cidade de Itapevi, desde 2013.
  • Professor dos cursos de formação da Guarda Civil Metropolitana da cidade de São Paulo, desde 2012.
  • Professor da Bolque Cursos Jurídicos da disciplina de Criança e Adolescente, desde 2012.
  • Professor e Coordenador do Curso “Aspectos práticos do Estatuto da Criança e do Adolescente” para formação de Conselheiros de Direitos da Prefeitura de Rio Grande da Serra, em São Paulo, desde 2009.
  • Professor e Coordenador do Curso “Aspectos práticos do Estatuto da Criança e do Adolescente” para formação de Conselheiros Tutelares da Prefeitura de Rio Grande da Serra, em São Paulo, desde 2009.
  • Professor dos cursos de formação do Instituto Movere, desde 2006.
  • Professor e Coordenador do Curso “Aspectos práticos do Estatuto da Criança e do Adolescente” para formação de Conselheiros de Direitos da Prefeitura da Instância Turística de Ribeirão Pires, em São Paulo, desde 2008.
  • Professor e Coordenador do Curso “Aspectos práticos do Estatuto da Criança e do Adolescente” para formação de Conselheiros Tutelares da Prefeitura da Instância Turística de Ribeirão Pires, em São Paulo, desde 2008.
  • Professor e Coordenador do Curso “Aspectos práticos do Estatuto da Criança e do Adolescente”, da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, em conjunto com a Doutora Denise Auad (Advogada, com formação, mestrado e doutorado pela USP e Professora Universitária) e com o Doutor Luiz Guilherme Mendes de Paiva (Advogado, com formação e mestrado pela USP e assessor técnico do Supremo Tribunal Federal), em 2004 e 2005.
  • Professor no curso do CECIF (Centro de Capacitação e Incentivo à Formação), sobre Infância e Juventude (2006/2007).
  • Professor da FCG Business School no curso de MBA, em Políticas Públicas e Terceiro Setor, desde 2010.

estudos e pesquisas

  • Membro e pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas sobre o Negro Brasileiro – NEINB – do Departamento de Direito do Estado da Universidade de São Paulo – USP, desde 2002.
  • Pesquisador e colaborador do IV Tribunal de Ética e Displina da Ordem dos Advogados do Brasil – seção de São Paulo, 2004, sob a orientação da Doutora Claudette Ottoni (Advogada e Professora Universitária).
  • Membro do grupo de estudos da Ordem dos Advogados do Brasil sob a coordenação da secretária geral adjunta Eunice Aparecida de Jesus Prudente, 2002 e 2003.
  • Grupo técnico da Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública para estudo do agressor em relação a violência doméstica, em 2008.
  • Grupo técnico da polícia Militar para estudo do curriculum de formação dos policiais na disciplina de direitos humanos, em 2009.

comissões

As principais comissões:

  • Comissão jurídica da Sociedade de Cultura Japonesa no Brasil o Bunkyo, desde 2013.
  • Presidente da Comissão Estadual de Ex-Presos Políticos, empossado pelo Governador Cláudio Lembo, desde julho de 2006. Compõe a Comissão, atualmente, dentre outros, os seguintes Conselheiros: José Sinésio (Presidente da OAB de Santo André), Bruno Covas (Deputado Estadual), Rui Falcão (Deputado Estadual), Raphael Martinelli (Presidente do Fórum Estadual de Perseguidos e Presos Políticos), Henrique Carlos Gonçalves (Presidente do Conselho Regional de Medicina), entre outros.
  • Vice-Presidente da Comissão Processante Especial da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, desde julho de 2006.
  • Membro do Comitê do Selo da Diversidade, do Governo do Estado, desde março de 2009.
  • Presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP, subsecção do Ipiranga, desde 2007.
  • Membro da Comissão dos Novos Advogados do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), desde novembro de 2006.
  • Membro da Comissão do Consumidor da Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção do Ipiranga, desde 2007.
  • Membro da Comissão Permanente de Estágio e de Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil, desde 2004.
  • Membro do Comitê para Estudos das Ameaças Naturais e Tecnológicas do Estado de São Paulo - CEANTEC, desde novembro de 2008, empossado pelo Exmo Sr. Governador, José Serra. Membro do Gabinete de Gestão Integrada do Município de São Paulo, desde abril de 2008, empossado pelo Exmo Sr. Prefeito, Gilberto Kassab.
  • Membro do Grupo de Estudo do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária, por resolução do Secretário de Estado da Assistência Social, Rogério Amato, desde setembro de 2008.
  • Membro da Diretoria da Comissão do Jovem Advogado da OAB subsecção do Ipiranga, gestão 2005-2007.
  • Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico da OAB subsecção do Ipiranga, gestão 2005 – 2007.
  • Coordenador da Comissão para análise, manifestação e expedição do Certificado Estadual de Entidade Promotora de Direitos Humanos, da Secretaria de Estado e da Defesa da Cidadania, de outubro de 2006 a fevereiro de 2007.
  • Presidente da Comissão de Reestruturação do Espaço Físico do PROCON, maio de 2006.

conselhos

Os principais conselhos:

  • Conselheiro nomeado em lista tríplice, pelo Governador José Serra, para o CONDEPHAAT (Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, desde fevereiro de 2009.
  • Conselheiro da ASPAJUS (Associação dos Funcionários da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania), desde agosto de 2007.
  • Conselheiro do Memorial da Resistência, da Secretaria de Estado da Cultura, desde abril de 2009.
  • Conselheiro do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária, desde 2008.
  • Conselheiro da Fundação CASA (FEBEM) de agosto de 2006 a março de 2007.
  • Conselheiro do Conselho Deliberativo da Assessoria de Defesa da Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, de agosto de 2006 a janeiro de 2007.

atividades

As principais atividades:

  • Coordenador da Segunda Conferência de Promoção da Igualdade Racial do Estado de São Paulo e de dezesseis regionais, em 2009.
  • Participação na segunda turma do Curso destinado apenas para Policiais Militares do Estado de São Paulo, o Método Giraldi de tiro defensivo em defesa da vida, cuja formação se deu pelo Coronel Eliziário e pelo próprio Coronel Giraldi, em 2008.
  • Coordenador da Sexta Conferência de Direitos Humanos do Estado de São Paulo e de dezenove conferências regionais, em 2008.
  • Coordenador da primeira Conferência LGBT do Estado de São Paulo, e de seis conferências regionais, em 2008.
  • Coordenador da Câmara de Mediação da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania de janeiro de 2007 a maio de 2007. Caso principal: Acidente do desabamento nas obras do metrô.
  • Membro do Programa Estadual de Desburocratização, do Governo do Estado de SP, desde julho de 2007.
  • Membro do Grupo de Negociação da Greve da Polícia Civil, no TRT, representando o Governo do Estado de São Paulo, setembro de 2008.
  • Coordenador do SIDEC (Sistema Integrado de Defesa da Cidadania) de junho de 2006 a agosto de 2006, da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.
  • Coordenador do Projeto Especial “Crianças em Situação de Rua – Conhecer para integrar” da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, março de 2006.
  • Membro do grupo de estudos da quarta semana social brasileira na Igreja Nossa Senhora da Lapa – 2005.
  • Advogado nomeado pela Ordem dos Advogados do Brasil, gestão do Presidente Doutor Carlos Miguel Castex Aidar, para a defesa dos interesses da advogada Regiane Novaes - 2003.
  • Advogado nomeado pela Ordem dos Advogados do Brasil, gestão do Presidente Doutor Carlos Miguel Castex Aidar, para a defesa dos interesses do advogado Reginaldo Olinto de Andrade - 2003
  • Coordenador dos grupos de civis para realização do curso do Método Giraldi da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em 2009.
  • Consultor jurídico do Aldeia do Futuro, desde 2012.

instituições

  • Membro da instituição internacional, JCI (Junior Chambers International) – Brasil Japão, desde janeiro de 2007.
  • Associado do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo), desde 2006.
  • Associado da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo), desde 2002.
  • Membro fundador da Associação Paulista dos Advogados Criminalistas – APACRIM – desde 2002.
  • Associado do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), 2002/2003.
  • Membro do Movimento Poético em São Paulo, desde 1999.

produções

Principais produções:

  • Declaração Universal dos Direitos Humanos comentada para o cidadão, pela Imprensa Oficial, em conjunto com o Doutor Izaias José de Santana, Doutor Guilherme Assis de Almeida, Doutor Dimitri Salles e Doutora Cíntia Regina Beo, 2008.
  • Texto base do Governo do Estado de São Paulo que serviu de subsídio para a sexta conferência de Direitos Humanos, em conjunto com o Doutor Izaias José de Santana e da Doutora Cintia Regina Beo, em 2008.
  • Consultor jurídico do documentário produzido pela Diretora Miriam Chnaiderman, chamado “Procura-se, Janaína!”, 2008.
  • Participação no Documentário produzido pela Diretora Graciela Rodrigues, chamado “O Brasil pede desculpas”, sobre os filhos do ex-preso político João Grabois, 2008.
  • Cartilha “Aspectos práticos do ECA”, para a Escola Superior de Advocacia, em conjunto com a Doutora Denise Auad e o Doutor Luiz Guilherme Mendes de Paiva, 2004.
  • Participou do livro “Antologia em Versos”, volume 17, Editora Rumo, com a poesia “Quando mais precisamos” – 1999

prêmios

  • Medalha pela Contribuição pela melhoria da Segurança Pública da região Central, recebido das mãos do Coronel Álvaro Camilo e do Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, em 2009.
  • Medalha de Honra ao Mérito entregue pela Presidente da FEBEM, Doutora Berenice Gianella em Solenidade de Formatura da Escola Rosmay Kara José – Febem do Tatuapé– julho de 2006.
  • Certificado de mérito cultural concedido pela Prefeitura de Caçapava, em 2011.
  • Placa de homenagem pela engrandecimento do antigomobilismo, concedido pelo museu Roberto Lee, em 2011.

palestras

As principais palestras ministradas:

  • Membro do Projeto OAB Vai à Escola, da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de São Paulo, palestrando sobre os temas Ato Infracional e Drogas, desde 2005.
  • Diversas palestras ministradas na OAB de São Caetano, Ipiranga, Vila Prudente e Seccional de São Paulo.
  • Diversas palestras ministradas nas faculdades: UNIB, São Francisco, Anchieta, UNICSUL, entre outras.
  • Diversas palestras em todos os postos dos Centros de Integração da Cidadania de São Paulo.
  • ”Ato infracional” – Justiça Militar da União, abril de 2007.
  • ”Maioridade Penal” – Casa de Cultura de M´Boi Mirim, junho de 2007.
  • ”Defesa Técnica de Adolescentes acusados da Autoria de Atos Infracionais” IASP, julho de 2007.
  • ”ECA” – Grajaú, Projeto do Instituto Sou da Paz, julho de 2007.
  • “Violência contra Crianças e Adolescentes” – Colégio Miranda a convite da Subprefeitura de Pirituba, abril de 2007.
  • “Homofobia” – GV Law, para a turma do Dr. Theo Dias, maio de 2007.
  • Júri Simulado na UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista) em Presidente Prudente, acusando a discriminação racial – 2006.
  • “Estatuto da Criança e do Adolescente” – Centro de Referência da Casa Verde, convidado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Casa Verde - 2006
  • Seminário sobre “Segurança Pública, Direitos Humanos e Justiça” –com participação do Ministro Paulo Vannucchi, do Procurador Geral de Justiça,  Doutor Rodrigo Rebello Pinho, o Ministro José Gregori e o Dr. Sérgio Adorno do NEV USP – agosto de 2006.
  • “Aspectos Gerais do Estatuto da Criança e do Adolescente” – palestra proferida na 4ª Semana Social Brasileira – Núcleo da Lapa, 2005.
  • “Pós graduação” –  palestra proferida aos alunos de Mestrado em Direito da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, 2004.
  • “Cotas étnicas” – Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente, 2004.
  • “O Advogado em ação – Aspectos Práticos em Responsabilidade Civil” – Fórum de Debates sobre o Novo Código Civil – Auditório Daisaku Ikeda – BSGI – julho de 2003.

mídia

Os principais meios de comunicação:

  • Entrevistas para os jornais, Folha de SP, O Estado de SP, Diário de SP e Jornal da Tarde.
  • Entrevistas para a Rede Globo, Cultura, Rede Record, Tv Gazeta, Tv Comunitária,  e Rede Bandeirantes.
  • Entrevistas para Rádio Jovem Pan, ABC e Rádio Justiça.
  • Escreveu artigos para a Tribuna do Direito, para o Jornal Dário de São Paulo e para o Jornal de Santa Rita do Passa Quatro

cursos

Os principais cursos feitos:

  • Escola de Governo/SP – 2007.
  • Administração de Escritórios de Advocacia – Escola Superior de Advocacia – 2004.

atividades sociais

  • Fundador do Projeto Social VIDA AO PROXIMO, em 2000.
  • Consultor Jurídico da CUFA-SP (Central Única das Favelas), criada por Celso Ataíde e MV Bill, desde 2009.
  • Consultor Jurídico do Instituto Ação e Reação – 09 de Julho – fundado pelo cantor de rap, do grupo Racionais MC´s, Edi Rock, desde 2007.
  • Consultor Jurídico da UNEGRO (União de Negros pela Igualdade), desde 2007.
  • Consultor Jurídico da Rua do Samba Paulista, desde 2007.
  • Consultor Jurídico do Instituto Movere, desde 2007.
  • Consultor Jurídico do Instituto Pro Bono, desde 2007.
  • Consultor Jurídico do SDA - Heliópolis, desde 2005.
  • Colaborador do CEI Belém, desde 2004.
  • Membro da Organização não Governamental Reciclázaro, desde 2004.
  • Membro da Organização Não Governamental “Zeladoria do Planeta Brasil” desde 2000.
  • Membro atuante da Softeck Solidária, 2004.
  • Membro do “Projeto Atuação Cidadã” na elaboração de material didático jurídico para deficientes visuais, em 2000.

outros

Possui inglês e italiano básico. Espanhol fluente.

contato

ricardo@augustoyamasaki.adv.br

cadivg@gmail.com

Todos os direitos reservado à Augusto Yamasaki Advogados